RevistasEditoriaisEventosCompre a suaEnvie seu textoPerguntas frequentesContato

 

A Rabisco Revista de Psicanálise existe com o objetivo de acolher o que transborda de Winnicott no Brasil, na América-Latina e no mundo. A Rabisco abre suas páginas para receber pensamentos tramados entre as idéias de Winnicott e demais autores; para os mais variados interesses ligados ao pensamento psicanalítico independente, no campo teórico, experiencial, social, cultural e artístico.

A Rabisco é um espaço aberto, pretendendo ser contornado apenas pelos limites intrínsecos ao objeto revista: o tamanho da letra, da página, o número de folhas e de artigos. Limites que nunca se sobreponham ao espaço - que saibam seu devido lugar. Esta nova revista sobre o pensamento de Winnicott nasceu, justamente, para não se encerrar nas contribuições deste autor. Surge da ideia de que o pensamento de Winnicott não se encerra, ele suscita, ele amplia e transborda. Até por que quem sabe só psicanálise, não sabe nem psicanálise...

As origens da Rabisco estão nos Encontros Latino-Americanos sobre o Pensamento de D. W. Winnicott, que acontecem desde 1991 e estão nos Encontros Brasileiros, que nasceram em 2001. Tais origens estão também nos Seminários Winnicott, que surgiram da necessidade de compartilhamento das idéias de Winnicott e do Middle Group. Estes grupos de estudo e reflexão existem em diferentes cidades do Brasil desde 1999. Os Seminários Winnicott são Cariocas, Paulistas, Gaúchos, Paranaenses, Cearenses, Goianos, são, acima de tudo, Brasileiros. Certamente os Seminários Winnicott têm garantido uma base sobre a qual os Encontros maiores, de tempos em tempos, sustentam-se e acontecem.

Um grupo independente nasceu a partir dos Seminários, um grupo que se reconhece e se revela também nos Encontros Brasileiros e Latino-Americanos. Alguns integrantes permanecem muito tempo no grupo, outros vivem a experiência numa breve temporada. Por diferentes motivos, as pessoas se aproximam e se afastam. O grupo sobrevive a esta volatilidade, ou melhor, o grupo vive desta volatilidade. Existe um arejamento, um oxigênio que, por vezes, pode ser perturbador. Os Seminários e os Encontros conferem um senso de identidade, da maneira e no tempo certo, na medida de oferecer abrigo sem aprisionar.

Não existe uma Instituição Psicanalítica responsável ou mantenedora da Rabisco; ela foi criada por este grupo independente. E, ainda que muitos dos participantes sejam filiados a diferentes instituições, não é na qualidade de representantes destas instituições, mas sim de indivíduos, que eles integram a Comissão ou os Conselhos Editoriais.

 

Comissão Editorial
Adriana Mendonça
Beatriz Borges Fortes
Cleon Cerezer
Denise Souza
Jairo Treiguer
José Outeiral
Juliana Fischer
Luiza Moura
Márcia Liane Zart
Michele Melo Reghelin
Stela Marys dos Santos

Conselho Editorial Nacional
Afrânio Matos Ferreira (SP)
Anna Melgaço (RJ)
Eloísa Valler (SP)
Julio de Mello (RJ)
Luciana Godoy (SP)
Luciane Carneiro (GO)
Márcia Mendes (MS)
Maria Vitória Maia (RJ)
Neyza Prochet (RJ)
Regina Alcântara (CE)
Ruth Goldemberg (RJ)
Sandra Báccara (DF)
Suely Duék (RJ)
Suely Hisada (SP)
Vera Marieta Fischer (PR)

Conselho Editorial Internacional
Adriana Anfusso (Uruguai)
Eduardo Gastelumendi (Peru)
Gabriela Goldstein (Argentina)
Jacqueline Amati-Mehler (Itália)
Pablo Abadi (Argentina)
Raquel Goldstein (Argentina)
Saul Peña (Peru)
Sonia Abadi (Argentina)
Veronica Indart (Uruguai)

Clique e saiba do Encontro Brasileiro sobre o Pensamento D.W. Winnicott www.encontrobrasilwinnicott.com

RABISCO Revista de Psicanálise ©2011 - Todos direitos reservados Porto Alegre - RS - Brasil